A Fundação Dr. Francisco Cruz

Fundação Dr. Francisco CruzA Fundação Dr. Francisco Cruz foi instituída pelo legado do benemérito Dr. Francisco Cruz que, em testamento, deixou a sua vontade de ver criado “um asilo para velhos e inválidos do trabalho de ambos os sexos, para uma creche de crianças pobres, estas e aquelas naturais da freguesia da Praia do Ribatejo” Para além disso “esta Fundação criará uma Escola de Artes e Ofícios a instalar nas casas térreas em ruinas e quintal, que pelo sul confrontam com a Escola Primária Oficial”.

A 13 de Dezembro de 1966, a Fundação Dr. Francisco Cruz foi considerada pessoa colectiva, como publicado em Diário do Governo de 27 de Dezembro de 1966. A 10 de Junho de 1971 foi inaugurada. Inicialmente tinha uma capacidade de 30 utentes e era considerada, para a altura, como um edifício moderno e funcional.

E na década de 80 que a instituição é considerada como Instituição Particular de Solidariedade Social, tendo na mesma altura (1982) assinado o primeiro protocolo de cooperação com a Segurança Social.

Actualmente a instituição possui 3 respostas sociais (Lar de Idosos, Centro de Dia e Apoio Domiciliário) abrangendo cerca de 78 utentes.

Neste âmbito a Fundação tem protocolos de cooperação estabelecidos com a Segurança Social nas respostas de Lar, Serviço de Apoio Domiciliário e Centro de Dia. A resposta de Centro de Dia é desenvolvida em cooperação com a Associação de Bem Estar Social das Madeiras, e Município de Vila Nova da Barquinha.

A Instituição dispõe ainda de um equipamento privado constuido por 8 apartamentos (Tipologia T1), em espaço contiguo à Fundação.

Biografia do Dr. Francisco da Cruz

Francisco da Cruz nasceu a 31 de Agosto de 1883, na freguesia da Praia do Ribatejo, concelho de Vila Nova da Barquinha. Filho de Tomáz da Cruz e de Rosa Maria, concluiu o bacharelato de Direito na Universidade de Coimbra no ano de 1908.

Frequentador dos centros republicanos de Coimbra e Anadia, foi propagandista da causa republicana. Foi inflexível na greve académica de Coimbra em 1907.

Foi maçon na loja de Coimbra, pertencendo ainda à Carbonária. Faleceu em Lisboa no dia 30 de Junho de 1965.

Orgãos Sociais

Orgãos Sociais da Fundação Dr. Francisco Cruz